“Toda hora tenho ouvido falar de cuidados com o couro cabeludo. É importante mesmo? Como devo fazer?”

“Toda hora tenho ouvido falar de cuidados com o couro cabeludo. É importante mesmo? Como devo fazer?”

Sim, é importante e precisa fazer certinho. Dermatologistas e tricologistas têm tocado tanto no tema que a rotina de cuidados até ganhou um nome chique: scalp care – isso sem falar na indústria cosmética capilar que vem criando linhas inteiras com formulações que atuem diretamente no nosso couro cabeludo. Para explicar direitinho, nada melhor do que uma profissional da área. “Uma das razões para a crescente popularidade dos cuidados específicos é a busca por soluções para as patologias capilares. As pessoas estão percebendo que tratar apenas os sintomas visíveis da extensão dos fios, como pontas duplas ou cabelos quebradiços, não é o suficiente. Ao concentrar-se na raiz da causa, aborda-se onde está o problema, resultando em melhorias significativas na saúde capilar a longo prazo”, afirma a Dra. Ana Carina Junqueira, médica especialista em tricologia. Lembrando que o couro cabeludo desempenha papel fundamental na saúde e beleza do cabelo porque é nele que se concentram os folículos pilosos, que são responsáveis pela produção e crescimento de cada fio.  Segundo a especialista, ao menos seis atitudes compõem o ritual de scalp care: limpeza com produtos adequados, evitar dormir com os fios molhados (mesmo com a tentação dos dias muito quentes)-,alimentação balanceada e rica em vitaminas, controle na aplicação de processos químicos, uso de protetor solar no couro cabeludo e nos fios, uso de prendedores mais flexíveis e menos apertados para evitar a tensão na raiz, buscar ajuda de profissional habilitado em caso de coceira, ardor, vermelhidão ou sensibilidade do couro cabeludo.

iStock 1265939088

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

deise garcia 2
Deise Garcia é jornalista especializada em beleza, saúde e negócios. Atua há mais de 20 anos no setor e acumula experiência como editora e diretora de comunicação das maiores revistas do País. Atualmente é dona da HM EM REVISTA, publicação segmentada de beleza profissional, head de conteúdo da revista Negócio Estética, palestrante, mestre de cerimônias e consultora de beauty experiences.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais como este